a madeira e seus desenhos
este trabalho resulta de um projeto aprovado pelo programa de ação cultural da secretaria de estado da cultura de são paulo em 2008 e desenvolvido em 2009, em parceria com a artista maria geralda da silva, que colaborou na execução das peças. ¶ o projeto pretende abordar as múltiplas possibilidades de ação sobre a madeira na elaboração de desenhos. o conceito de desenho aqui utilizado extrapola a idéia de linha e se confunde com a noção de projeto: é também equivalente à materialização de um pensamento propositivo, que guarda em si uma reflexão e uma crítica (no sentido de identificação de critérios) sobre o próprio trabalho de arte feito a partir da madeira. ¶ essa visão mais ampla sobre o desenho apoia-se na reunião de duas diferentes linguagens: a xilogravura e a marchetaria, que procuram integrar-se não somente pela madeira (matéria que as origina), mas pelas formas, significados e relações das próprias figuras nelas “desenhadas” e construídas. ¶ Os objetos são feitos a partir de madeiras como a embuia, o ipê, a peroba-rosa, a grevília, a guarucaia, o eucalipto e outras, todas de origem brasileira. devido às proporções relativamente pequenas desses objetos, as madeiras utilizadas são de origem reciclada, vindas em sua maior parte de antigos madeiramentos de telhados e peças de mobiliário. todos esses objetos se constroem a partir de formas bastante elementares, conforme a técnica da marchetaria maciça, onde cada peça de madeira é cortada, colada e polida com bastante exatidão. ¶ esses objetos não deixam de ter uma concepção escultórica, visto que são pensados nas suas estruturas de cheios e vazios e em suas relações com o espaço e com a luz. a própria conjugação das diferentes texturas e cores das madeiras (sempre apresentadas em seus aspectos naturais, sem nenhum tingimento ou pintura) – típico recurso da marchetaria – enriquece e dinamiza a composição das peças. ¶ a partir desses objetos, são elaboradas as xilogravuras, mas em alguns casos, é das xilos que nasce a concepção dessas peças tridimensionais. na gravura, explora-se a construção da matriz xilográfica, através da composição dos desenhos dos veios da madeira. utiliza-se também a variedade gráfica da linha entre as matrizes de topo e de fio numa mesma estampa. na composição das imagens, predomina um pensamento tipográfico, não somente na figuração, mas na construção das várias impressões. ¶ este trabalho procura encaminhar uma manifestação poética individual para o diálogo sincero com o coletivo. elegendo-se a madeira como a matéria a ser trabalhada para conduzir essa comunicação entre subjetividades, utiliza-se a empatia harmoniosa que os sentidos humanos comuns mantém com suas cores, texturas e cheiros. cabe então aos desenhos propostos nos objetos e xilogravuras fixarem estas sensações, atrelando-as ao sentimento e à memória.